quarta-feira, 27 de março de 2013

Ainda Sobre a PEC das Domésticas


Existem certas avaliações que atentam contra a nossa inteligência. 
Dizer que a classe C não tem mais como pagar uma empregada doméstica por R$ 800 a 1.000, como diz uma dona de agência de emprego numa entrevista para o IG leia aqui,  é burrice ou má fé. 
Quem ainda paga esse salário é a classe A e AB.  
A classe C não tem dinheiro nem para comer direito, vive toda endividada, pendurada no cartão de crédito, como vai ter "empregada", um luxo já há muito tempo. No máximo uma diarista e olhe lá. 
Minhas clientes e amigas da classe C ralam igual umas doidas para cuidar de filhos, casa e marido. 
No máximo (o que acho justo, já que os estado/sociedade brasileira é omissa, não oferece creche, escola, saúde, transporte público, moradia e salário decente) tem uma mãe abnegada para ajudá-las. 
O que certas pessoas da classe C faz é o mesmo que algumas senhoras da classe AAA, A, AB faz, explorar o trabalho de primas, irmãs, cunhadas pobres em nome do conceito de "família". 
Assim como escola particular, é status de ascensão, e vale tudo para alcançá-lo.

domingo, 24 de março de 2013

O Bom Empregado(a) Doméstico


Ainda sobre o assunto da "PEC das Domésticas" estas são as atividades que caracterizam para mim a atividades de um bom empregado(a), e que influirão no seu preço de contratação. 

Estas atividades deverão fazer parte do Contrato de Trabalho a ser assinado junto com a Carteira de Trabalho:

- Preparar as refeições
- Servir as refeições 
- Lavar a louça das refeições 
- Lavar as roupa delicadas a mão no tanque 
- Separar e colocar a roupa na máquina
- Passar e guardar roupas
- Varrer a residência, quintal e calçada
- Lavar o chão de cozinhas e banheiros
- Lavar/encerar assoalhos de cerâmica 
- Passar pano no chão de cozinhas e banheiros 
- Tirar pó do teto e de cima/atrás dos móveis
- Tirar pó de objetos e quadros 
- Lustrar/ariar objetos
- Limpar a parte de dentro e de fora de armários
- Limpar/arrumar guarda-roupas 
- Limpar eletrodomésticos
- Limpar portas e assoalhos
- Lavar parte de dentro de janelas
- Limpar janelas e portas de vidro por dentro e por fora
- Limpar os dejetos de animais domésticos
- Alimentar os animais domésticos

Além dessas atividades o empregado(a) deverá zelar para que a arrumação da casa seja mantida no rigor exigido pelo empregador/decorador, sendo a este comunicada qualquer alteração ou objeto fora do lugar"

quarta-feira, 20 de março de 2013

O Terror das Domésticas


Com a PEC das domésticas vai tocar terror na casa de muita gente.
Acredita-se que haverá desemprego, em minha opinião, nada assustador.
A maioria dos meu clientes - profissionais liberais, comerciantes, funcionários de estatais e multinacionais -, já tem de 1 a 2 empregados domésticos, todos regulados e com direitos. Alguns incentivados pelos patrões ao estudo, a mudarem de vida.
O problema será com as classes B-C, que precisa trabalhar e não tem quem organize a casa, ou a vida das crianças, num país de estado omisso.
Mas estes em geral têm vovozonas que dariam a vida para ocupar seu tempo com um filho ou neto, ou parentes distantes e menos favorecidos pela sorte que podem socorrê-los.
Creio que a questão dos direitos deve-se mais a letargia e acomodação de algumas empregadas(os) do que propriamente a usura do patronato. Muito mudou nessa relação de uns anos para cá.
Agora ficará mais difícil a extensão do trabalho doméstico após o horário. Com 50% de hora extra muitos irão chiar, embora cerca de R$ 1,50 a mais na hora seja uma merreca. Com adicional noturno então...
Para os gestores do setor de A&B que atuam intensivamente uma mudança também irá ocorrer, com todos os funcionários exigindo direitos trabalhistas. Aumentarão as questões judiciais, pode crer!
Recomendo desde já a formação de um "quase" setor jurídico, com aconselhamento constante e redação de contratos pormenorizados.
Creio também que a prestação de serviço externo nesse setor ficará bem mais organizada com a exigência de cumprimento o mais fiel possível do contrato.
Padeço com certa bagunça do setor, do tipo "finja que faz que eu finjo que não vejo", que me leva a ser chato e exigente nas minhas contratações. Muitos não gostam e vivem se apegando a "pegadinhas" que constantemente temos que evitar e correr.
Com isso a profissionalização deverá melhorar, com uma constante troca de profissionais domésticos com profissionais de A&B.
Vamos esperar para ver.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Bendita Crise!

Na crise há de se encontrar uma saída. 

Com a mão de obra especializada em A&B cada vez mais cara e escassa para serviços free-lancer está se tornando inviável prestar determinados tipos de serviço para famílias e empresas. 

Caixa termoelétrica para transporte de alimentos
Acrescente-se a isso o aumento do custo de vida, as rígidas posturas de condomínios e prédios, e a constante modernização do setor que, com o advento da internet se tornou muito mais competitiva. 

Em todos esses anos, por sermos um dos únicos especializados num determinado tipo de gastronomia, vimos buscando competir com famosos botecos de grife de maneira igual, acrescentando ao conceito as novidades que o consumidor que frequenta estes estabelecimentos pede, "up to date".

Daqui para a frente iremos buscar cada vez mais em nossos investimentos a universalização dos nossos serviços, partindo para um atendimento que leve em conta todas as questões acima, principalmente a escassez da mão de obra, transformando numa cozinha industrial a nossa cozinha, com equipamentos que tornaram o nosso catering um dos melhores do setor.