segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O risco da obviedade

Meu maior medo nesse negócio de comedoria é o de me tornar uma pessoa medíocre e vulgar.
Este medo me acompanha ao longo de toda a minha carreira de empreendedor. Sempre que noto que algum empreendimento meu esgotou seu nível de novidade pulo fora.
Não tem sido fácil manter este negócio. A cada dia mais gente copia o conceito e oferece o serviço por preços mais baratos que o meu.
Por isso tento apostar sempre no sonho de cada cliente e surpreender, mesmo os mais antigos com uma novidade.
A cada festa ou evento para uma mesma pessoa introduzo uma coisa nova, seja no cardápio, seja no ambiente, para que o cliente saia dali com a sensação de que teve uma festa exclusiva.
Por isso dou trabalho a concorrência. 
Cardápios que não duram muito tempo, aparência do site, novos botecos e conceitos lançados de tempos em tempos, e por ai vai.
O sonho de cada um vai além da mediocridade de um serviço igual, e para isso é necessário muita criatividade.
A propósito, lendo uma reportagem no "Estadão On-line" de hoje deparei com a opinião de dois especialistas que faço questão de repartir com vocês.


"O risco da obviedade. 
"O brasileiro está disposto a se aventurar, inclusive em preços diferenciados, desde que reconheça um serviço de muita atenção e proximidade", explica Carlos Ferreirinha, presidente da consultoria MCF, especializada em marcas de luxo. Além do cuidado redobrado no atendimento, ele alerta para o risco de as experiências virarem modismos e caírem na obviedade. "As empresas precisam ter compromisso com aquilo que é genuinamente impactante. O problema é quando isso vira discurso e apenas o mínimo é atendido", diz.
Para a coordenadora do curso de marketing para produtos e serviços de luxo da ESPM, Ellen Kiss, o desafio neste segmento é exatamente manter a inovação. "As experiências, por mais únicas que sejam, tornam-se obsoletas ao longo do tempo", afirma. Ela também ressalta que é preciso cuidado na hora de ampliar a base de clientes. "Se o serviço se torna acessível a um grande grupo, deixa de ser exclusivo. E uma das principais características do luxo é justamente o acesso.""

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