quarta-feira, 20 de março de 2013

O Terror das Domésticas


Com a PEC das domésticas vai tocar terror na casa de muita gente.
Acredita-se que haverá desemprego, em minha opinião, nada assustador.
A maioria dos meu clientes - profissionais liberais, comerciantes, funcionários de estatais e multinacionais -, já tem de 1 a 2 empregados domésticos, todos regulados e com direitos. Alguns incentivados pelos patrões ao estudo, a mudarem de vida.
O problema será com as classes B-C, que precisa trabalhar e não tem quem organize a casa, ou a vida das crianças, num país de estado omisso.
Mas estes em geral têm vovozonas que dariam a vida para ocupar seu tempo com um filho ou neto, ou parentes distantes e menos favorecidos pela sorte que podem socorrê-los.
Creio que a questão dos direitos deve-se mais a letargia e acomodação de algumas empregadas(os) do que propriamente a usura do patronato. Muito mudou nessa relação de uns anos para cá.
Agora ficará mais difícil a extensão do trabalho doméstico após o horário. Com 50% de hora extra muitos irão chiar, embora cerca de R$ 1,50 a mais na hora seja uma merreca. Com adicional noturno então...
Para os gestores do setor de A&B que atuam intensivamente uma mudança também irá ocorrer, com todos os funcionários exigindo direitos trabalhistas. Aumentarão as questões judiciais, pode crer!
Recomendo desde já a formação de um "quase" setor jurídico, com aconselhamento constante e redação de contratos pormenorizados.
Creio também que a prestação de serviço externo nesse setor ficará bem mais organizada com a exigência de cumprimento o mais fiel possível do contrato.
Padeço com certa bagunça do setor, do tipo "finja que faz que eu finjo que não vejo", que me leva a ser chato e exigente nas minhas contratações. Muitos não gostam e vivem se apegando a "pegadinhas" que constantemente temos que evitar e correr.
Com isso a profissionalização deverá melhorar, com uma constante troca de profissionais domésticos com profissionais de A&B.
Vamos esperar para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário