segunda-feira, 8 de abril de 2013

A PEC das Domésticas e a Alimentação dos Empregados


Depois de muita discussão foi aprovada pelo Congresso a chamada “PEC das Domésticas” que determina uma série de direitos e obrigações para patrões e empregados.
Entre os novos direitos dos empregados está o intervalo para lanches e refeições do trabalhador (a) doméstica.
A Lei determina um período de, no mínimo 1 hora, e no máximo 2 horas, dentro do limite de 8 horas diárias de trabalho diário, e carga horária semanal de 44 horas.
O que não sabe ainda é o impacto que estas novas regras terão no orçamento doméstico das famílias, e se a Lei originará desemprego entre os da classe.
Certamente muitas das famílias terão de se ajustar, e o estabelecimento das funções de cada empregado, se motorista, cozinheira, arrumadeira, jardineiro ou babá determinará aquilo que é mais importante manter para a organização da casa, principalmente.
Nas residências onde o serviço de cozinheira for considerado dispensável, posto que a alimentação fora do lar hoje em dia é quase uma praxe para as famílias de classe média, o empregado que estiver atuando terá o direito a sua alimentação.
Alguns empregados deverão levar para o trabalho a sua própria alimentação. Mas outros, os que dormem no emprego, por exemplo, não quererão arcar com os custos de pagar por esta alimentação.
É ai que entram as novas soluções do mercado. Uma delas é o aproveitamento do refeitório dos condomínios para que os empregados façam suas refeições, com fornecimento terceirizado a empresas do ramo de alimentação coletiva.
“Vemos neste mercado criado pelos diretos dos domésticos um grande filão”, declara a Chef Myrian Lima, dona da Cook Boteco Serviços e Buffet.  “Como já fornecemos refeições e marmitex para empresas há algum tempo iremos estender este serviço às residências, principalmente aquelas localizadas nos grandes condomínios residenciais”, esclarece a Chef Myrian Lima cheia de entusiasmo.
O serviço da Cook Boteco Serviços e Buffet funcionará no horário comercial, oferecendo pacotes de alimentação com cardápio variado e comprovante fiscal, para o caso de uma eventual pendência trabalhista.
“Nos condomínios, sugerimos que as patroas se organizem e façam a aquisição da alimentação dos seus empregados em conjunto para que o serviço se torne mais barato”, finaliza a Chef Myrian Lima, dona da Cook Boteco Serviços e Buffet.
Assim, os tempos estão mudando, e junto com ele a alimentação do seu empregado ficando cada vez melhor.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário