segunda-feira, 23 de agosto de 2010

IMPOSSÍVEL AGRADAR A TODOS

A cliente escreveu:

"Estou querendo muito fechar com vocês, mas não tenho referências, não tem contrato, não conheço vocês. Desculpa mas é muito dificil decidir "no escuro". Alguma sugestão??"


E eu respondi:

"Desculpe-nos, mas é impossível agradar a todos.
A opção pela internet foi uma opção desde o primeiro momento.
Minha mulher já tinha sido dona de um buffet infantil presencial, e eu, como virgiano e ainda por cima com formação em Administração de Empresas e Cozinha nunca aprovei o que via.
Famílias entrando em festas privadas a convite de prestadores de serviço, contratos de boca que eram quebrados constantemente, sempre sobrando para ela a urgência da realização do que outros não conseguiam fazer e entregar, pagamentos não honrados, ou seja, para mim uma bagunça.
Uma amiga do ramo chegou até a dizer: "Não seja bobo em deixar rastros".
Até que vieram os tempos do CDC e a coisa começou a mudar.
Mas ai já estávamos fora do negócio. Ela virando consultora imobiliária na empresa da família, e eu retornando a minha vida cultural.
Faltava, no entanto um desafio. E foi ai que a internet entrou na minha vida.
Logo de cara levei uma paulada de um site de compra, o "mercado livre" por conta de não ter considerado séria as regras que eles impõem na relação virtual.
Aprendi e disse: é assim que tem que ser!
Tornei a cozinha, o tema botequim virou moda e eu finalmente acertei.
A relação virtual me oferece tudo aquilo que um bom administrador precisa - formalidade e seriedade.
Minhas regras são rígidas, não abro mão da formalidade. Aqui molecagem não tem vez. 
Quer saber o preço, preencha o formulário. Quer contratar, preencha o formulário. Ou seja, aqui tudo tem que formalizar.
E assim vou indo. Recebendo aquilo que é meu, e entregando ao cliente aquilo que ele espera: uma comida de qualidade, e uma relação de serviços séria.
Tudo calcado nos meus 30 e poucos anos de atividade cultural, com uma obra pouco conhecida, mas parte de uma história de vida bem contada.
E nada disso escondo. Está tudo lá nos links disponibilizados em dois sítios com mais de mil informações.
Aos quase 60 anos de idade (hoje faço 64 dia 18/09) apostei na internet com tal garra que muita gente se assustou e disse: "Vai quebrar!"
Apostei que as pessoas não têm tempo para ficar de listinha procurando por R$ 0,50 a mais ou a menos.
Apostei que o cidadão médio tem espírito gourmet.
Apostei que bom gosto está ao alcance de todos.
E assim já se vão 5 anos de um trabalho sem nenhuma mancha e uma infinidade de clientes satisfeitos, e uma experiência que me permite agradar a gregos e troianos, sempre com o propósito de fazer o resgate da comida de botequim enquanto gastronomia de bom gosto, sem oportunismo e com muito estudo. 
Só não posso agradar a quem não usa esta mídia no seu dia a dia, pagando contas, enviando e recebendo emails, adquirindo bens e serviços, fazendo download de arquivos, estudando e operando seus negócios.
E não pense que os que a usam de maneira efetiva, com intimidade e segurança são muitos - apenas 14% dos que milhões que usam internet no Brasil. Pouco, não?
E deles que eu vivo e sobrevivo sem querer enricar da noite para o dia, mas sendo aquilo que toda vida fui: HONESTO!!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário