sábado, 7 de agosto de 2010

Um Boteco Internacional

Aos poucos vou me afastando de um certo compromisso com a chamada festa temática. Já tem muita gente desta seara bebendo da minha água (até foto eles roubam... vai plantar batata, gente!).
Com a definição dos estilos de montagem de mesa e decoração dos botecos, e a aceitação da Myrian em dar a cara pra bater e se assumindo como uma pessoa criativa e de bom gosto tudo ficou mais fácil.
A Myrian passou a expor e a vender o seu talento através do blog "Meu Querido Botequim", e eu a minha versatilidade culinária através do site "Comidinhas Di Butiquim". Tudo isso com a benção do "Petiscaria Brasil", nosso portal aglutinador de informações sobre serviços e preços (mas tem que fazer cadastro, tá).
Pra quem pensa que o boteco é uma invenção nacional vai um engano.
Já comentei num post anterior a natureza dos bistrôs, que nada mais são do que os chamados botecos franceses.
Não sou viajado, mas dá pra sacar que em qualquer parte do mundo que se vá deve existir um lugar aconchegante e informal para se tomar uma boa cerveja, beber um bom vinho, e petiscar comidinhas e tira-gosto da melhor qualidade, curtindo um papo gostoso, boa música e muita diversão.
O boteco brasileiro com certeza não é uma invenção tipicamente brasileira.
Vem das antigas bodegas, armazéns comandados por portugueses, com mobiliário característico todo em madeira.
Lá se vendiam secos e molhados a beira de um balcão.
Como não sou nenhuma criança cheguei a pegar alguns. Grandes armários, prateleiras lotadas de bebidas, e o dono do estabelecimento atrás da máquina registradora.
Com o crescimento dos restaurantes e o surgimento dos mercados, as chamadas "vendas" foram caindo em decadência e aos poucos se transformando naquilo que se convencionou chamar de "pé sujo".
No estilo, além dos restaurantes surgiram também as "leiterias", casas de lanche e café da manhã onde eram servidas pequenas refeições "à la carte".
Tudo isso vem se misturando no imaginário dessa nova geração até se transformar nessa febre que é o boteco, que é como a garotada gosta de chamar o botequim.
O botequim tal como é montado hoje como grife e lugar nunca existiu. De original apenas pratos e sabores que já criaram tradição.
Por isso é impossível agradar a gregos e troianos na sua concepção de "boteco". Tem gente até pensando que boteco é centro espírita (nada contra apesar das minhas raízes umbandísticas).
Assim, que cada um monte o seu boteco, ou contrate a Myrian para decorar.
Meu negócio é cozinhar e ponto final!

Nenhum comentário:

Postar um comentário