quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

A formação de preços em um serviço de home-chef

Vou explicar como funciona a formação do preço de um serviço de 'home chef' como o nosso. Primeiro o preço da comida.
Quando encomendada, a cerca de 15 dias da data, ou seja, com uma certa antecedência, os ingredientes são adquiridos com uma certa tranquilidade, possibilitando a comparação de preços, e a escolha de itens de melhor procedência, estabelecendo-se assim uma certa relação custo/benefício. 
Geralmente essas pesquisas e aquisições são feitas por um experiente funcionário da nossa cozinha, que solicita a entrega pelo fornecedor, quando possível, e com um custo insignificante de transporte. 
Com isso criamos as condições de repassar para os clientes, a diferença entre os preços melhores que conseguirmos, podendo chegar a um desconto de 10 a 15% do preço da comida, a depender dos prazos da antecedência da contratação. 
Além da tranquilidade na aquisição dos ingredientes, buscando sempre o melhor custo/benefício, acrescente-se que o preparo dos alimentos será feito por nosso pessoal efetivo, num tempo normal, sem horas ou pessoal extraordinário.
Já naquelas encomendas feitas em cima da hora, os custos são relativamente maiores, com prazos apertados para a compra dos ingredientes, e também para o preparo. 
Essa escassez de tempo nos leva direto a um único fornecedor, utilizando veículo próprio, e a um custo bem maior, que é aquele determinado em nossa tabela de preços. 
Neste também influi a contratação de pessoal extra para efetuar os serviços de cozinha, dentro do tempo de preparo necessário a entrega, utilizando, além de mais funcionários, tempo extra do nosso pessoal efetivo.
Num próximo artigo falaremos sobre o custo de organização e preparo no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário