quinta-feira, 18 de março de 2010

Festinha de aniversário

Respondi, ainda há pouco a pergunta de uma mãe que encontrei no Yahoo.

Gostaria de saber quantos salgados eu devo encomendar pra 50 pessoas e quantas garrafas de refrigerante?

Gostaria de fazer a festinha do meu filho em casa mesmo, e gostaria de saber qual a quantidade de salgados devo encomendarpara 50 convidados e quantos refrigerantes...docinhos essas coisas.

Minha resposta:

Esta história de calcular salgadinhos por unidade é conversa fiada. Imagina se um faz salgadinho do tamanho de uma bolinha de gude, e outro de uma bola de bilhar. Não tem cabimento! Se existisse uma norma tipo "pesos e medidas"... vai lá!. Seria assim: SALGADINHO DO TIPO ABNT, tamanho "x"; SALGADINHO DO TIPO ABNT, tamanho "y". Um saco! O melhor é você calcular a comida da festa do seu filho por peso e buscar aquilo que tenha qualidade.
Por exemplo: uma pessoa adulta consome cerca de 300g desses salgadinhos de massa cozida por festa. Já um adolescente cerca de 70% disso.
Faça também uns minidogs e minipizzas, tipo 3 por adulto/adolescente, e não esqueça da pipoca. Se a criança for pequena vai ser uma dificuldade servir salgadinho!
No máximo salgadinho com recheio de queijo e frango desfiado (o cálculo tem que ser no chute). Já lanchinhos é um minidog, uma minipizza e um saquinho de pipoca, e olhe lá!
Para o refrigerante (e água, não esqueça, pois é ela quem mata a sede de verdade) siga a seguinte regra: no verão, 1 litro para os adultos e 500ml para a garotada; no inverno, cerca de 70% disso.
No mais, feliz aniversário para o moleque!

Nenhum comentário:

Postar um comentário