quarta-feira, 18 de julho de 2012

Como Nasceu o La Botecaria, buffet de comida de botequim

Myrian Lima, minha companheira, sempre esteve metida nessa história de buffet.
Começou com um buffet infantil, em Niterói, especializado em lanche para crianças, o "Mister Kiddy".
Depois em Jacarepaguá começou a fazer casamentos e lançou o "Reggio's Rio".
Eu sempre por trás, administrando e cuidando da produção da nossa fábrica de salgadinhos, a "Salgadinhos Kiddy".
Nessa época, final da década de 80, enquanto continuava a artistar comecei a acompanhar com atenção o boom da TV a Cabo e o surgimento de um mercado gastronômico bastante ativo no Brasil.
Com o "Real" as pessoas começaram a adquirir novos gostos, e hábitos mais refinados de gourmet.
Foi então que sofremos um assalto, e deixamos para trás toda uma clientela e estrutura, e nos mudamos para Laranjeiras.
A Myrian começou a trabalhar na imobiliária da família, e eu cada vez mais voltado para internet, que começava a se firmar no Brasil.
A ideia de me fixar totalmente na gastronomia veio em 2005, quando tive a ideia de lançar o "Butiquim Virtual", um site de delivery casual onde as pessoas poderiam encomendar comida de bar e restaurante para almoços e reuniões.
Não pensava em atender a festas, nem em ter um buffet, apenas cozinhar comida de qualidade para um público selecionado da Zona Sul do Rio de Janeiro.
Até que durante a Copa do Mundo de 2006 fui convidado por uma "promoter" a atender o aniversário do seu marido durante o jogo que eliminou o Brasil daquela Copa.
Nascia então o formato daquilo que se denominaria de "Botequim em Casa", aproveitando a ideia que ela tinha tido de toda uma ambientação e elementos que remetessem ao imaginário dos antigos botequins.
Trabalhei bastante para divulgar o conceito na web. Mal sabia que estava dando um tiro no pé, pois  os botequins, que eram moda com o sucesso do surgimento dos botecos de grife, anteviram um mercado e entraram com força na web. Junto com eles vieram os buffet tradicionais, as decoradoras e promotoras de festas, e tudo mais.
O conceito "botequim em casa" cresceu e se multiplicou.
Nunca me senti muito confortável nessa história.
Queria apenas ser um "chef" conhecido, que havia deixado de lado a vida cultural e a administração para dar vida ao velho diploma de cozinheiro, conseguido no SENAC ainda quando estudante de administração, e que havia desenvolvido seu lado gourmet em "workshops" com Chefs como José Hugo Celidônio e Maria Tereza Weiss. Meu desejo era apenas trabalhar no resgate da comida de botequim enquanto gastronomia de bom gosto.
Com o crescimento da chamada classe "C" essa história de "boteco em casa" virou febre, descambando, pura e simplesmente para o terreno das festas temáticas, ficando a gastronomia num segundo plano.
Embora requisitado para cozinhar para o meu público alvo, fui ficando na linha de tiro daqueles que buscavam por um buffet temático, e isso me desagradou.
Agora com o "LA BOTECARIA - GORMETERIA DEL PALADAR" espero dar fim a esta fase.
A Myrian volta a ser dona de um buffet e eu apenas o "cozinheiro chef" que tanto desejei, cozinhando para qualquer um que queira ter em sua casa uma comida de qualidade com aquele toque de chef.

Nenhum comentário:

Postar um comentário