domingo, 8 de julho de 2012

Não Existe Comida Di Buteco sem Cozinha (de Botequim)


Não consigo entender como uma pessoa contrata a outra para cozinhar para si, sem ter ao menos uma cozinha decente para oferecer.
Belos fogões, modernas geladeiras, apetrechos de cozinha bem desenhados, tudo isso não funciona se não estiver bem regulado, em um local planejado para que funcionem.
Como assar em um forno que atinge a temperatura de 280º? Como fritar em um fogão que não tem pelo menos uma boca em alta pressão? Como ligar um equipamento elétrico em uma tomada de apenas 15A e fiação que não resiste uma alta voltagem?
Tudo isso incomoda muito mais que a cara de estátua de um cliente que, ao perceber que o seu "belo" laser de fim de semana (normalmente as cozinhas são comandadas por empregadas) não funciona, se põe atrapalhado com seu espírito "gourmand".
Vejamos: aquele belo prato que você degusta em um restaurante, o delicioso petisco do botequim, ou até mesmo a rechonchuda empada da padaria, não estaria ali não fosse a ajuda de um equipamento industrial.
Servir 10, 30, 100, 500 pessoas de uma só vez não seria possível sem uma infraestrutura bem montada.
Quando me meti a levar as residências comida de bar e restaurante não estava de brincadeira.
Bem que tentei carregar comigo fornos e fogões. Mas me deparei com as limitações de segurança dos modernos edifícios e condomínios, e logo desiste.
Então me estruturei eletronicamente para atender a demanda por uma cozinha de qualidade.
Foi pior a emenda do que o soneto. As cozinhas destes maravilhosos lugares não são planejadas por gente que entenda do metiê de uma cozinha. A instalação elétrica suporta, no máximo a iluminação do fogão e a ligação de uma geladeira chinfrin.
E por ai seguem as dificuldades, até que a gente chega ao limite entre o desejo e a realidade, a comida não sai como a gente imagina e o atendimento fica a desejar.
Por mais que eu me cerque de precauções, avisos e regras o pior sempre acontece, a coisa não funciona a contento.
Não fosse eu um cozinheiro-chef executando no local aquilo que planejo as coisas já tinham dado errado há muito tempo.
Ainda bem que entendo do riscado, e não apenas um dono de buffet almejando alcançar um conceito difícil de atingir em uma simples residência ou salão de festas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário