segunda-feira, 12 de março de 2012

O Anguzinho a Moda do Gomes do Chef Byra Di Oliveira

Os mais velhos certamente lembram desta cena. Os panelões chegando para abastecer as barraquinhas que iriam matar a fome dos boêmios nas madrugadas do Rio.
O prato? Um suculento e bem temperado angú mimoso com miúdos de boi.
Os mais exigentes torciam o nariz, pois entre os miúdos havia o bofe bovino.
Mas quem se importava se o tempero era bom mesmo, e ainda por cima se podia ser premiado com um pedaço de rabada. Roia-se até o osso.
Naquele tempo a carne era cara. Para matar a fome o brasileiro chegou até a comer a carne de baleia.
O "Angu do Gomes" imperou no Rio por décadas, até cair em extinção empurrado pelas vielas pelas normas sanitárias.
Mas quem se importava com certos detalhes da higiene - cheguei a ver os pratos de alumínio serem lavados no local em situações precárias - se, na madrugada, a fome apertando, o bolso encolhido com alguns tostões essa era a melhor opção para o povo pobre.
Depois virou um "must" que alimentou grandes bufês pela cidade, basicamente em reuniões políticas.
Pois é, o "Angú do Gomes" ainda reina na memória de inúmeros botequeiros, que antes de chamar o "Raul" sempre passavam por ali.
Agora o "Angu do Gomes" voltou, e em seu resgate da fama tem até site, dizem que no mesmo velho estabelecimento, repaginado, ali pelas bandas do Cais do Porto.
E para matar a saudade o BOTEQUIM EM CASA incluiu uma receita de angu à moda do Gomes, sem miúdos de boi, mas com miúdos de frango, e alternativa de um mix de linguiça e carne moída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário